Se você é um apaixonado por carros antigos BMW, está no lugar certo!
Neste artigo, vamos explorar 10 curiosidades fascinantes sobre esses veículos que marcaram época.
Desde a rica história da BMW até os detalhes que tornam cada modelo único, você vai descobrir o que faz desses carros verdadeiras relíquias sobre rodas.
Prepare-se para mergulhar no mundo dos clássicos e entender por que os carros antigos BMW continuam a conquistar corações ao redor do mundo.
Descubra mais sobre a história dos carros antigos em nosso artigo: Quais são os Nomes dos Carros Antigos?
10 Carros Antigos BMW Conhecidos por Luxo e Desempenho
BMW 507
O BMW 507 é um dos modelos mais icônicos da marca e um verdadeiro símbolo da elegância automotiva dos anos 50.
Lançado em 1956, o 507 foi projetado para ser um carro esportivo de luxo, destinado a um público seleto e exigente.
Com seu design deslumbrante, linhas fluidas e uma silhueta que ainda hoje impressiona, esse modelo rapidamente se tornou um sonho de consumo para muitos entusiastas.
Uma das características mais marcantes do BMW 507 é o seu motor V8, que proporcionava uma performance excepcional para a época.
Com cerca de 150 cavalos de potência, o carro era capaz de atingir velocidades impressionantes, tornando-se um verdadeiro competidor nas pistas.
O 507 não era apenas bonito; ele também era rápido e ágil, capturando a essência do que um carro esportivo deveria ser.
Infelizmente, a produção do BMW 507 foi limitada a apenas 252 unidades, o que o torna uma verdadeira relíquia nos dias de hoje.
O alto custo de produção e o preço elevado no mercado acabaram por restringir sua popularidade, mas isso apenas aumentou seu valor entre colecionadores.
Hoje, um BMW 507 pode ser encontrado em leilões e exposições, com preços que alcançam cifras astronômicas.
O legado do BMW 507 vai além de seu design e desempenho. Ele também é lembrado por ter sido associado a diversas personalidades famosas, incluindo o ator e ícone do cinema Elvis Presley, que possuía um exemplar.
Essa conexão com a cultura pop solidificou ainda mais seu status como um dos carros mais desejados do mundo.
Em resumo, o BMW 507 não é apenas um carro; é uma peça de história automotiva que continua a fascinar e inspirar novas gerações.
Seu design atemporal e sua performance excepcional fazem dele um verdadeiro tesouro entre os carros antigos BMW.
BMW 2002 Turbo
O BMW 2002 Turbo é um marco na história da marca e um dos primeiros carros de turismo esportivo com motor turboalimentado a ser produzido em série.
Lançado em 1973, esse modelo não só revolucionou o segmento, como também se tornou um ícone da cultura automotiva dos anos 70.
Com um motor de 2.0 litros e uma potência de 170 cavalos, o BMW 2002 Turbo oferecia uma performance impressionante para a época, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos.
Essa combinação de potência e agilidade fez dele um carro muito apreciado por entusiastas e pilotos, destacando-se em competições e ralis.
O design do 2002 Turbo também é digno de nota. Com suas linhas esportivas e um visual agressivo, incluindo uma frente mais baixa e um aerofólio traseiro, ele exibia uma estética que capturava a essência do desempenho.
As faixas decorativas e o emblema “Turbo” na lateral eram um sinal claro de que esse carro estava pronto para a ação.
Além de seu desempenho e design, o BMW 2002 Turbo foi um precursor de uma nova era na engenharia automotiva, mostrando que a tecnologia turbo poderia ser aplicada em carros de passeio.
Essa inovação abriu caminho para que outros modelos da BMW e de diferentes fabricantes adotassem a tecnologia, transformando o mercado automotivo.
Infelizmente, a produção do BMW 2002 Turbo foi limitada a apenas 1.672 unidades, o que o torna uma verdadeira raridade hoje em dia.
Os colecionadores e entusiastas buscam avidamente por esse modelo, que não só representa um pedaço da história da BMW, mas também um símbolo de desempenho e inovação.
Em resumo, o BMW 2002 Turbo é mais do que apenas um carro; é um ícone que continua a ser celebrado por sua contribuição à indústria automotiva e pelo seu legado duradouro entre os amantes de carros antigos e esportivos.
BMW M1
O BMW M1 é um dos modelos mais emblemáticos da linha M da BMW e um verdadeiro ícone entre os carros esportivos.
Lançado em 1978, o M1 foi o primeiro carro a receber a designação ‘M’ (Motorsport) e rapidamente se tornou um símbolo de performance e inovação.
Com um design futurista, assinado pelo renomado artista e designer Giugiaro, o M1 se destaca por suas linhas angulosas e aerodinâmicas, que ainda hoje chamam a atenção.
Equipado com um motor de 3.5 litros e 6 cilindros em linha, o BMW M1 entrega impressionantes 277 cavalos de potência.
Essa configuração permitia uma aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 5,6 segundos, uma marca impressionante para a época.
O M1 não era apenas um carro bonito; ele também oferecia uma experiência de condução emocionante e envolvente, com uma suspensão ajustada para proporcionar um manuseio ágil e preciso.
O M1 foi desenvolvido inicialmente para competir na categoria de carros esportivos, mas devido a mudanças nas regras das competições, acabou sendo produzido como um modelo de rua.
Com uma produção limitada a apenas 453 unidades, o BMW M1 se tornou uma verdadeira raridade e um item cobiçado por colecionadores ao redor do mundo.
Além de seu desempenho e design, o BMW M1 também é lembrado por sua participação em eventos icônicos, como o Campeonato Mundial de Carros Esportivos. Sua presença nas pistas ajudou a solidificar a reputação da BMW como uma fabricante de automóveis de alto desempenho.
Hoje, o BMW M1 é considerado um dos clássicos mais desejados da marca, e seu valor tem aumentado significativamente ao longo dos anos.
Para os aficionados por carros antigos, possuir um M1 é um verdadeiro sonho, representando não apenas um pedaço da história da BMW, mas também uma era de inovação e paixão pela engenharia automotiva.
Em suma, o BMW M1 é um carro que transcende o tempo, combinando design impressionante, desempenho excepcional e um legado que continua a inspirar novas gerações de entusiastas.
BMW 3.0 CSL
O BMW 3.0 CSL é um dos modelos mais icônicos da marca e um verdadeiro símbolo da engenharia automotiva dos anos 70.
Lançado em 1971, o 3.0 CSL foi projetado como uma versão leve e esportiva do famoso BMW Série 3, e rapidamente se destacou nas pistas de corrida, especialmente no Campeonato Europeu de Turismo.
Com um motor de 3.0 litros e 6 cilindros em linha, o BMW 3.0 CSL produzia cerca de 180 cavalos de potência.
Essa configuração permitia ao carro oferecer uma performance impressionante, capaz de acelerar e 0 a 100 km/h em aproximadamente 6,5 segundos.
A combinação de leveza, potência e uma suspensão ajustada para competições fez do 3.0 CSL um verdadeiro campeão nas pistas.
Uma das características mais marcantes do 3.0 CSL é seu design, que incorpora um estilo aerodinâmico e agressivo.
O carro foi um dos primeiros da BMW a ter um spoiler traseiro, que não só adicionava um toque esportivo, mas também melhorava a estabilidade em altas velocidades.
O uso de materiais leves, como alumínio e fibra de vidro, contribuiu para a redução de peso, tornando o carro ainda mais ágil.
O BMW 3.0 CSL também é conhecido por sua presença marcante em competições. Ele conquistou diversos títulos nas pistas, incluindo o Campeonato Europeu de Turismo, e ajudou a estabelecer a reputação da BMW como uma fabricante de carros de alto desempenho.
Com suas vitórias, o 3.0 CSL se tornou um verdadeiro ícone entre os carros de corrida da época.
Com uma produção limitada a cerca de 1.265 unidades, o BMW 3.0 CSL se tornou uma raridade e um objeto de desejo para colecionadores e entusiastas.
Hoje, os modelos em bom estado são altamente valorizados no mercado, refletindo seu status como um clássico atemporal.
Em resumo, o BMW 3.0 CSL é mais do que um carro; é uma lenda que combina design inovador, desempenho excepcional e um legado de sucesso nas pistas.
Sua história continua a inspirar novas gerações de apaixonados por automóveis, solidificando seu lugar na história da BMW e do automobilismo.
BMW E30 M3
O BMW E30 M3 é frequentemente considerado um dos melhores carros esportivos de todos os tempos e um verdadeiro ícone da cultura automotiva dos anos 80.
Lançado em 1982, o E30 M3 foi projetado para ser uma versão de alto desempenho do Série 3, e rapidamente conquistou o coração dos entusiastas por sua combinação de estilo, performance e manuseio excepcional.
Equipado com um motor de 2.3 litros e 4 cilindros em linha, o BMW E30 M3 produzia cerca de 192 cavalos de potência.
Essa configuração permitia uma aceleração de 0 a 100 km/h em aproximadamente 6,5 segundos, o que era impressionante para a época.
O carro era conhecido por sua agilidade e resposta rápida, tornando-o um favorito nas pistas e em estradas sinuosas.
O design do E30 M3 é uma mistura perfeita de agressividade e elegância. Com suas linhas retas, para-choques mais largos e o icônico spoiler traseiro, o M3 se destacava entre os outros modelos da época.
O interior também era focado no motorista, com um volante esportivo e bancos que ofereciam suporte lateral, proporcionando uma experiência de condução envolvente.
Além de seu desempenho nas ruas, o BMW E30 M3 teve um impacto significativo nas competições automobilísticas, especialmente no Campeonato Mundial de Carros de Turismo.
Com suas vitórias nas pistas, o M3 ajudou a solidificar a reputação da BMW como uma fabricante de carros de alto desempenho e se tornou um modelo referência entre os carros esportivos.
Com uma produção limitada a cerca de 17.000 unidades do modelo M3, o E30 M3 se tornou uma raridade e é altamente valorizado entre colecionadores.
Seu status de culto e a nostalgia que evoca fazem dele um dos carros mais desejados do mundo, com preços que podem alcançar cifras astronômicas em leilões e vendas privadas.
Em resumo, o BMW E30 M3 é mais do que um carro; é uma lenda que continua a inspirar e fascinar entusiastas de automóveis ao redor do mundo.
Sua combinação de design clássico, desempenho impressionante e legado nas pistas garantem que o E30 M3 sempre será lembrado como um dos grandes ícones da BMW.
BMW 635 CSi
O BMW 635 CSi é um dos modelos mais elegantes e respeitados da linha 6 da BMW, lançado no início dos anos 80.
Como sucessor do famoso BMW 3.0 CS, o 635 CSi trouxe um design sofisticado e um desempenho impressionante, rapidamente se tornando um favorito entre os entusiastas de carros esportivos e luxuosos.
Equipado com um motor de 3.5 litros e 6 cilindros em linha, o BMW 635 CSi produzia cerca de 218 cavalos de potência, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em aproximadamente 6,8 segundos.
Essa combinação de potência e torque proporcionava uma experiência de condução emocionante, com um desempenho sólido tanto em estradas abertas quanto em curvas sinuosas.
O design do 635 CSi é uma obra-prima da engenharia automotiva, apresentando linhas elegantes e uma silhueta aerodinâmica que exala classe e esportividade.
O interior é igualmente impressionante, com materiais de alta qualidade e um layout focado no conforto do motorista, oferecendo um ambiente que combina luxo e funcionalidade.
Além de seu apelo estético e desempenho, o BMW 635 CSi também é conhecido por sua tecnologia avançada para a época, incluindo suspensão independente nas quatro rodas e um sistema de freios de alta performance.
Esses recursos garantiam não apenas uma condução confortável, mas também uma estabilidade e controle excepcionais, mesmo em alta velocidade.
O BMW 635 CSi também deixou sua marca nas pistas de corrida, sendo um competidor notável em várias competições automobilísticas, incluindo o Campeonato Europeu de Turismo.
Sua combinação de estilo, conforto e desempenho fez dele um carro desejado tanto para uso diário quanto para eventos de automobilismo.
Com uma produção limitada e um número reduzido de unidades preservadas, o BMW 635 CSi se tornou uma raridade no mercado de colecionadores.
Hoje, modelos bem conservados são altamente valorizados, refletindo seu status como um clássico atemporal e um símbolo da excelência da BMW.
Em resumo, o BMW 635 CSi é mais do que um carro; é uma expressão de estilo e performance que continua a ser admirada por gerações.
Seu legado na história da BMW e sua presença nas estradas garantem que ele sempre será lembrado como um dos grandes clássicos da marca.
BMW E24 6-Series
O BMW E24 6-Series é um modelo que representa a fusão perfeita entre desempenho e elegância, sendo uma das linhas mais icônicas da BMW.
Produzido entre 1976 e 1989, o E24 foi projetado como um coupé de luxo, oferecendo uma experiência de condução esportiva sem abrir mão do conforto e da sofisticação.
Com um design distinto, o E24 6-Series apresenta linhas fluidas e uma silhueta elegante que ainda hoje impressiona.
A grade frontal característica da BMW, combinada com os faróis alongados e o perfil aerodinâmico, conferem ao carro uma aparência robusta e esportiva.
O interior, por sua vez, é luxuoso e bem equipado, com materiais de alta qualidade e um layout que prioriza o conforto do motorista e dos passageiros.
O BMW E24 6-Series foi oferecido com uma variedade de motores ao longo de sua produção, incluindo opções de 6 cilindros e V8.
O motor mais popular, o 3.5 litros de 6 cilindros, produzia cerca de 182 cavalos de potência, permitindo uma aceleração ágil e um desempenho impressionante nas estradas.
As versões mais potentes, como o 635 CSi, ofereciam ainda mais potência, tornando o E24 um verdadeiro carro esportivo para os amantes de velocidade.
Além de sua performance e design, o E24 6-Series também é conhecido por sua tecnologia inovadora para a época.
O modelo apresentou recursos como suspensão independente nas quatro rodas e um sistema de freios avançado, garantindo uma condução estável e confortável, mesmo em altas velocidades.
O BMW E24 6-Series não apenas se destacou nas estradas, mas também deixou sua marca nas competições automobilísticas.
Ele participou de diversas corridas e eventos, solidificando a reputação da BMW como uma fabricante de carros de alto desempenho.
Com uma produção limitada e um número reduzido de unidades preservadas, o BMW E24 6-Series se tornou uma raridade e um objeto de desejo entre colecionadores.
Modelos bem conservados são altamente valorizados no mercado, refletindo seu status como um clássico atemporal e um símbolo de excelência da marca.
Em suma, o BMW E24 6-Series é mais do que um carro; é uma obra-prima da engenharia automotiva que continua a ser admirada por sua combinação de estilo, performance e inovação.
Seu legado na história da BMW garante que ele sempre será lembrado como um dos grandes ícones da marca.
BMW 700
O BMW 700 é um modelo que marcou a história da BMW, sendo um dos primeiros carros de passeio de sucesso da marca após a Segunda Guerra Mundial.
Lançado em 1959, o 700 foi projetado para atender a um mercado em expansão de veículos compactos, oferecendo uma combinação de estilo, eficiência e desempenho em um pacote acessível.
Com um design distintivo e compacto, o BMW 700 apresentava linhas simples e elegantes que refletiam a estética da época.
Disponível em várias versões, incluindo coupé e sedan, o carro se destacou por sua praticidade e conforto, tornando-se uma escolha popular entre os motoristas urbanos.
O interior era funcional, com um layout que priorizava a ergonomia e a facilidade de uso.
O BMW 700 era equipado com um motor de 697 cc, que produzia cerca de 40 cavalos de potência.
Embora os números possam parecer modestos hoje, essa configuração permitia uma aceleração ágil e uma experiência de condução divertida, especialmente em ambientes urbanos.
O carro também era conhecido por sua eficiência de combustível, o que o tornava uma opção atraente em tempos de crescente demanda por veículos econômicos.
Uma das características marcantes do BMW 700 era sua construção leve, que contribuía para um desempenho ágil e uma manobrabilidade excepcional.
O modelo rapidamente ganhou popularidade, e sua produção se estendeu até 1965, com cerca de 188.000 unidades fabricadas.
Essa produção em massa ajudou a solidificar a reputação da BMW como uma fabricante de automóveis acessíveis e de qualidade.
O BMW 700 não apenas fez sucesso nas vendas, mas também deixou um legado duradouro na história da marca.
Ele foi um precursor dos modelos mais modernos da BMW e ajudou a estabelecer a base para o crescimento da empresa nas décadas seguintes.
O modelo é frequentemente lembrado como um ícone da era de transição da BMW, quando a marca começou a se destacar no mercado global.
Hoje, o BMW 700 é considerado um clássico entre os colecionadores e entusiastas de automóveis.
Modelos bem conservados são altamente valorizados, refletindo seu status como uma peça importante da história automotiva e um símbolo do renascimento da BMW no pós-guerra.
Em resumo, o BMW 700 é mais do que um carro; é um marco na história da marca que combina design funcional, eficiência e um legado que continua a ser celebrado por gerações de amantes de automóveis.
BMW 1600 GT
O BMW 1600 GT é um modelo que representa uma época de inovação e estilo na história da BMW.
Lançado em 1966, o 1600 GT foi desenvolvido em parceria com a fabricante italiana de carros esportivos, Glas, e rapidamente se destacou como um coupé compacto que combinava desempenho esportivo com conforto e elegância.
Com um design atraente, o BMW 1600 GT apresentava linhas fluidas e um perfil aerodinâmico que capturava a essência dos carros esportivos da década de 60.
O interior era projetado para oferecer um ambiente confortável, com assentos que proporcionavam suporte adequado e um painel de instrumentos bem organizado, focado na experiência do motorista.
O 1600 GT era equipado com um motor de 1.6 litros, que produzia cerca de 105 cavalos de potência.
Essa configuração oferecia uma aceleração ágil e um desempenho dinâmico, tornando o carro divertido de dirigir tanto em estradas abertas quanto em curvas.
O equilíbrio entre potência e peso leve do modelo contribuía para uma experiência de condução envolvente e emocionante.
Uma das características marcantes do BMW 1600 GT era sua suspensão independente, que proporcionava um manuseio excepcional e conforto em viagens longas.
Essa abordagem técnica ajudou a solidificar a reputação da BMW como uma fabricante de carros que priorizava a performance e a experiência do motorista.
Infelizmente, a produção do BMW 1600 GT foi relativamente curta, com cerca de 5.000 unidades fabricadas até 1969, quando foi descontinuado.
No entanto, seu legado perdura, e o modelo é lembrado como um dos clássicos da marca, simbolizando a transição da BMW para modelos mais esportivos e sofisticados.
Hoje, o BMW 1600 GT é um verdadeiro tesouro entre colecionadores e entusiastas de automóveis.
Modelos bem preservados são altamente valorizados no mercado, refletindo seu status como um ícone da história automotiva e um exemplo da qualidade e inovação da BMW.
Em resumo, o BMW 1600 GT é mais do que um carro; é uma peça significativa da história da BMW que combina design elegante, desempenho esportivo e um legado que continua a inspirar amantes de automóveis em todo o mundo.
BMW 2000 CS
O BMW 2000 CS é um modelo que se destaca na história da BMW como um dos primeiros coupés da marca a combinar luxo, estilo e desempenho.
Lançado em 1965, o 2000 CS foi projetado para atrair motoristas que buscavam um veículo esportivo, mas que também valorizavam o conforto e a sofisticação.
Com um design elegante e aerodinâmico, o BMW 2000 CS apresentava linhas suaves e uma silhueta que exalava classe.
O interior era cuidadosamente elaborado, com materiais de alta qualidade e um layout que priorizava o conforto dos ocupantes, oferecendo uma experiência de condução agradável e refinada.
O modelo era equipado com um motor de 2.0 litros e 4 cilindros, que produzia cerca de 120 cavalos de potência.
Essa configuração permitia uma aceleração ágil e um desempenho satisfatório, tornando o 2000 CS um carro divertido de dirigir tanto em estradas urbanas quanto em longas viagens.
O equilíbrio entre potência e peso leve contribuía para uma experiência de condução envolvente.
Uma das características notáveis do BMW 2000 CS era sua suspensão independente, que proporcionava um manuseio excepcional e estabilidade em curvas.
Essa tecnologia avançada para a época fez com que o modelo se destacasse entre seus concorrentes, solidificando a reputação da BMW como uma fabricante de carros de alto desempenho e qualidade.
O BMW 2000 CS também teve sua participação nas pistas, competindo em várias corridas e eventos automobilísticos.
Sua combinação de estilo e performance fez dele um favorito entre os entusiastas e ajudou a estabelecer a BMW como uma força no mundo do automobilismo.
Com uma produção limitada, o BMW 2000 CS se tornou uma raridade e um objeto de desejo entre colecionadores.
Modelos bem conservados são altamente valorizados no mercado, refletindo seu status como um clássico atemporal e um símbolo da excelência da BMW.
Em resumo, o BMW 2000 CS é mais do que um carro; é uma expressão de design e performance que continua a ser admirada por gerações.
Seu legado na história da BMW garante que ele sempre será lembrado como um dos grandes ícones da marca.