Carros Antigos da Renault: 10 Ícones Franceses que Marcaram Época

Os carros antigos da Renault têm uma rica história que encanta entusiastas e colecionadores.

Desde os modelos populares até os clássicos que marcaram época, a Renault deixou uma marca indelével no cenário automotivo brasileiro.

Neste artigo, vamos explorar 10 carros antigos da Renault que não só fizeram sucesso nas ruas, mas também têm um lugar especial no coração dos apaixonados por automóveis.

Descubra mais sobre a história dos carros antigos em nosso artigo: Quais são os Nomes dos Carros Antigos?

10 Carros Antigos da Renault que Marcaram Época

Renault 4

O Renault 4, também conhecido como R4, é um dos carros mais icônicos da história da montadora francesa e um verdadeiro símbolo da mobilidade popular no Brasil.

Lançado em 1961, o R4 foi projetado para ser um carro prático e acessível, perfeito para o dia a dia das famílias brasileiras.

Com seu design simples, mas funcional, o Renault 4 rapidamente conquistou os corações dos motoristas, tornando-se um dos carros mais vendidos do país na década de 70.

Uma das características mais marcantes do Renault 4 é a sua versatilidade.

O carro tinha um espaço interno surpreendente para um veículo de seu porte, com um porta-malas que acomodava uma quantidade considerável de bagagem.

Isso o tornava ideal para viagens em família e passeios de fim de semana.

Além disso, sua suspensão elevada permitia enfrentar estradas irregulares com facilidade, algo muito valorizado em um país com tantas estradas de terra.

O Renault 4 também se destacou pela sua mecânica robusta e confiável.

Equipado com um motor de 1.0 litro, o carro oferecia uma performance adequada para o uso urbano, aliado a uma manutenção relativamente simples e barata.

Esse fator, sem dúvida, contribuiu para sua popularidade e para a formação de uma verdadeira legião de fãs ao longo das décadas.

Com o passar dos anos, o Renault 4 se tornou um objeto de desejo para colecionadores e entusiastas de carros antigos.

Hoje, ele é lembrado com carinho por aqueles que tiveram a oportunidade de dirigir ou viajar em um.

Sua presença em encontros de carros antigos é sempre notada, e os modelos bem conservados podem alcançar preços surpreendentes no mercado de colecionadores.

Em suma, o Renault 4 é mais do que um carro; é uma parte importante da história automotiva brasileira, um verdadeiro clássico que continua a ser celebrado por sua simplicidade, funcionalidade e charme atemporal.

Renault 5 Turbo

O Renault 5 Turbo é um dos carros mais emblemáticos da montadora francesa, conhecido por sua performance impressionante e design arrojado.

Lançado no início da década de 1980, o R5 Turbo rapidamente se tornou um ícone entre os amantes de carros esportivos e rally, destacando-se especialmente nas competições automobilísticas.

Uma das principais características do Renault 5 Turbo é seu motor turboalimentado, que oferecia uma potência de aproximadamente 160 cv, um número surpreendente para um carro compacto da época.

Essa potência, combinada com um peso reduzido, proporcionava uma aceleração explosiva e uma experiência de condução emocionante.

O carro foi projetado com tração traseira, o que ajudava a melhorar a dinâmica de direção, especialmente em curvas, tornando-o um verdadeiro prazer ao volante.

O design do Renault 5 Turbo também chamava a atenção, com suas linhas agressivas e um visual esportivo que o diferenciava dos modelos convencionais.

As largas rodas e a suspensão rebaixada conferiam ao carro uma postura imponente, enquanto os detalhes como spoilers e saias laterais acentuavam seu caráter esportivo.

O interior, embora compacto, era funcional e focado no motorista, com um painel simples, mas eficaz, que permitia acesso rápido às informações essenciais.

O Renault 5 Turbo não apenas se destacou nas ruas, mas também fez história nas competições de rally, onde conquistou diversos títulos e prêmios.

Sua participação em eventos como o Campeonato Mundial de Rally solidificou sua reputação como um carro de desempenho excepcional, atraindo a atenção de pilotos e fãs ao redor do mundo.

Hoje, o Renault 5 Turbo é um verdadeiro objeto de desejo para colecionadores e entusiastas de carros clássicos.

Modelos bem conservados são raros e podem alcançar preços elevados em leilões e encontros de carros antigos.

Para muitos, o R5 Turbo representa não apenas uma época de ouro do automobilismo, mas também uma paixão por velocidade e inovação que continua a inspirar novas gerações.

Renault Dauphine

O Renault Dauphine é um dos clássicos mais adorados da marca francesa, tendo deixado uma marca indelével na história automotiva, especialmente no Brasil.

Lançado em 1956, o Dauphine foi projetado para ser um carro acessível e confortável, ideal para o uso familiar, e rapidamente se tornou um sucesso de vendas em diversas partes do mundo.

Com seu design elegante e arredondado, o Renault Dauphine atraía olhares por onde passava.

O carro apresentava uma linha fluida e um interior espaçoso, proporcionando conforto tanto para o motorista quanto para os passageiros.

Seu porta-malas generoso era uma vantagem, permitindo que famílias viajassem com mais bagagem e conforto.

O motor do Dauphine, de 0,8 litro, oferecia uma potência modesta, mas suficiente para o uso urbano e viagens curtas.

O carro era conhecido por sua facilidade de manobra e economia de combustível, características que o tornavam extremamente populares entre os motoristas da época.

Além disso, sua mecânica simples facilitava a manutenção, o que era um grande atrativo para os proprietários.

O Renault Dauphine também se destacou em competições de automobilismo, especialmente em provas de resistência e rally.

Sua robustez e confiabilidade permitiram que ele conquistasse algumas vitórias, elevando ainda mais seu status entre os entusiastas do automobilismo.

Hoje, o Renault Dauphine é um verdadeiro símbolo de nostalgia e um objeto de desejo para colecionadores.

Modelos bem conservados são frequentemente vistos em encontros de carros antigos, onde despertam memórias e histórias entre aqueles que tiveram a oportunidade de dirigir ou viajar em um.

A beleza clássica e a história rica do Dauphine garantem que ele continue a ser celebrado como um dos grandes ícones da Renault.

Renault Alpine A110

O Renault Alpine A110 é um verdadeiro ícone entre os carros esportivos, conhecido por sua elegância, leveza e desempenho excepcional.

Lançado em 1961, o A110 foi projetado para ser um carro de corrida, mas rapidamente conquistou o coração dos entusiastas de automóveis em todo o mundo, tornando-se um símbolo da marca Alpine, uma divisão da Renault.

Uma das características mais marcantes do A110 é seu design aerodinâmico e compacto, que não só conferia um visual esportivo, mas também contribuía para sua performance em pista.

Com um peso de apenas cerca de 700 kg, o A110 era extremamente ágil, permitindo uma condução emocionante e precisa.

O motor, geralmente um quatro cilindros de 1.1 litro, oferecia uma potência de aproximadamente 95 cv, o que, combinado com seu baixo peso, resultava em uma relação peso-potência impressionante.

O Renault Alpine A110 fez história nas competições de rally, destacando-se em eventos como o Campeonato Mundial de Rally, onde conquistou diversos títulos durante as décadas de 1970 e 1980.

Sua capacidade de manobra e desempenho em terrenos desafiadores o tornaram um favorito entre os pilotos, solidificando sua reputação como um carro de corrida de elite.

O interior do A110 era simples, mas focado no motorista, com um painel que priorizava a funcionalidade. O design minimalista refletia a filosofia da Alpine de criar um carro leve e eficiente, sem excessos.

Cada detalhe foi cuidadosamente pensado para maximizar a experiência de condução.

Hoje, o Renault Alpine A110 é um verdadeiro objeto de desejo entre colecionadores e entusiastas.

Os modelos originais são raros e, quando bem conservados, podem alcançar preços elevados em leilões e encontros de carros clássicos.

O A110 não é apenas um carro; é uma lenda viva que continua a inspirar novas gerações de apaixonados por automóveis e velocidade.

Renault Caravelle

A Renault Caravelle é um dos modelos mais charmosos e icônicos da montadora francesa, que fez sua estreia em 1958.

Este cupê conversível foi projetado para ser um carro esportivo acessível, combinando estilo, conforto e uma experiência de condução divertida.

Com seu design elegante e linhas fluidas, a Caravelle rapidamente se tornou um símbolo de sofisticação e liberdade sobre rodas.

O design da Renault Caravelle foi inspirado em modelos americanos e europeus da época, apresentando um capô longo e uma traseira arredondada que lhe conferia uma aparência distinta.

Disponível em várias cores vibrantes, a Caravelle era um verdadeiro destaque nas ruas, atraindo olhares admirados por onde passava.

O interior era cuidadosamente elaborado, oferecendo um espaço confortável para os ocupantes, com acabamentos que refletiam a atenção aos detalhes da Renault.

Equipado com um motor de 1.0 a 1.1 litro, a Caravelle oferecia uma potência modesta, mas suficiente para proporcionar uma experiência de condução prazerosa.

Seu peso leve e a suspensão bem calibrada garantiam uma boa performance, especialmente em estradas sinuosas, onde o carro se destacava pela agilidade e manobrabilidade.

Embora a Renault Caravelle não tenha sido projetada especificamente para competições, seu charme e estilo conquistaram uma base de fãs leais, e muitos proprietários a utilizavam em eventos e encontros de carros clássicos.

O modelo se tornou um símbolo da cultura automobilística dos anos 60, evocando uma sensação de liberdade e aventura que ressoava com a juventude da época.

Atualmente, a Renault Caravelle é um verdadeiro tesouro para colecionadores e amantes de carros antigos.

Modelos bem preservados são raros e frequentemente vistos em exposições e encontros, onde os entusiastas se reúnem para celebrar a beleza e a história desse clássico.

A Caravelle não é apenas um carro; é uma representação de uma era de glamour e estilo que continua a encantar gerações.

Renault Floride

A Renault Floride é um dos modelos mais charmosos e icônicos da Renault, lançado em 1956.

Este cupê conversível foi projetado para capturar a essência do estilo de vida descontraído da época, combinando um design elegante com uma experiência de condução prazerosa.

Com seu nome que remete às ensolaradas praias da Flórida, a Floride rapidamente se tornou um símbolo de liberdade e sofisticação.

O design da Renault Floride é uma verdadeira obra de arte, com suas linhas suaves e curvas graciosas que a tornavam um carro visualmente atraente.

Disponível em várias cores vibrantes, a Floride era um destaque nas ruas, atraindo olhares admirados por onde passava.

Seu interior, embora compacto, era bem acabado e oferecia conforto para os ocupantes, refletindo o espírito da era dos automóveis esportivos.

Equipado com um motor de 1.0 litro, a Renault Floride oferecia uma potência modesta, mas suficiente para proporcionar uma experiência de condução divertida e ágil.

O carro era leve e possuía uma suspensão bem ajustada, o que permitia uma boa manobrabilidade e um desempenho satisfatório em estradas sinuosas, tornando-o ideal para passeios de fim de semana.

Embora a Floride não tenha sido projetada especificamente para competições, seu charme e estilo conquistaram uma base fiel de fãs.

Muitos proprietários a utilizavam em eventos e encontros de carros clássicos, onde a beleza do modelo era celebrada.

A Floride se tornou um ícone da cultura automobilística dos anos 60, evocando uma sensação de nostalgia e romantismo que ressoava com a juventude da época.

Hoje, a Renault Floride é um verdadeiro tesouro para colecionadores e amantes de carros antigos.

Modelos bem preservados são raros e frequentemente vistos em exposições e encontros, onde entusiastas se reúnem para celebrar a beleza e a história desse clássico.

A Floride não é apenas um carro; é uma representação de uma era de glamour e estilo que continua a encantar gerações.

Renault 16

O Renault 16 é um dos modelos mais inovadores e icônicos da montadora francesa, lançado em 1965.

Este carro revolucionou o conceito de hatchback e se destacou por sua versatilidade, conforto e design arrojado.

Com uma proposta que unia a praticidade de um sedan com a funcionalidade de um carro familiar, o Renault 16 rapidamente conquistou o mercado e se tornou um sucesso de vendas em várias partes do mundo.

Uma das principais características do Renault 16 era seu design moderno, que incluía uma carroceria de linhas suaves e um perfil aerodinâmico.

O interior era espaçoso e bem planejado, oferecendo um conforto excepcional para os ocupantes, com um porta-malas generoso que atendia perfeitamente às necessidades de famílias e viajantes.

Essa combinação de espaço e conforto fez do Renault 16 uma escolha popular para quem buscava um carro prático para o dia a dia.

O Renault 16 também se destacou por sua engenharia avançada. Equipado com motores que variavam de 1.1 a 1.6 litros, o carro oferecia um desempenho adequado para o uso urbano e rodoviário.

Sua suspensão independente nas quatro rodas proporcionava uma condução suave e estável, mesmo em estradas irregulares, o que era um grande atrativo para os motoristas da época.

Além de sua popularidade no mercado, o Renault 16 teve um impacto significativo na indústria automotiva, inspirando o desenvolvimento de outros modelos hatchback e influenciando o design de carros familiares por muitos anos.

Sua versatilidade e inovação garantiram que ele se tornasse um modelo referência na época.

Hoje, o Renault 16 é um verdadeiro clássico e um objeto de desejo para colecionadores e entusiastas de carros antigos.

Modelos bem conservados são raros e frequentemente vistos em encontros de carros clássicos, onde são celebrados por sua história e design.

O Renault 16 não é apenas um carro, é uma parte importante da história automotiva que continua a ser admirada e apreciada por novas gerações.

Renault 8 Gordini

O Renault 8 Gordini é um verdadeiro ícone entre os carros esportivos da montadora francesa, lançado em 1964 e projetado para ser uma versão de alto desempenho do clássico Renault 8.

Com seu motor potente e características de design esportivo, o Gordini rapidamente se tornou um favorito entre os entusiastas de automobilismo e aqueles que buscavam uma experiência de condução emocionante.

Uma das principais características do Renault 8 Gordini era seu motor de 1.1 litro, que entregava cerca de 95 cv de potência, proporcionando uma aceleração impressionante para um carro de seu porte.

O desempenho foi aprimorado por uma suspensão mais rígida e uma configuração de direção precisa, que garantiam uma condução ágil e responsiva, especialmente em curvas.

Essa combinação de potência e manobrabilidade fez do Gordini um carro ideal para competições de rally e provas de resistência.

O design do Renault 8 Gordini também era marcante, com detalhes que destacavam sua natureza esportiva.

As faixas azuis e brancas que adornavam a carroceria eram um dos traços distintivos do modelo, conferindo-lhe uma aparência ousada e dinâmica.

O interior, embora simples, era funcional e focado no motorista, com instrumentos que permitiam um monitoramento fácil do desempenho do veículo.

O Renault 8 Gordini não apenas se destacou nas ruas, mas também fez história nas competições automobilísticas, onde conquistou diversos títulos e prêmios.

Sua participação em eventos como o Campeonato Mundial de Rally solidificou sua reputação como um carro de desempenho excepcional, atraindo a atenção de pilotos e fãs ao redor do mundo.

Hoje, o Renault 8 Gordini é um verdadeiro objeto de desejo para colecionadores e amantes de carros clássicos.

Modelos bem conservados são raros e frequentemente vistos em encontros de carros antigos, onde os entusiastas se reúnem para celebrar a beleza e a história desse clássico.

O Gordini não é apenas um carro; é uma lenda viva que continua a inspirar novas gerações de apaixonados por velocidade e automobilismo.

Renault Fuego

O Renault Fuego é um modelo que marcou a história da montadora francesa nos anos 80, sendo um verdadeiro símbolo do design esportivo e da inovação da época.

Lançado em 1980, o Fuego foi projetado como um coupé compacto, combinando a estética elegante com uma performance que agradava tanto aos motoristas comuns quanto aos entusiastas de automóveis.

Uma das características mais notáveis do Renault Fuego era seu design arrojado, com linhas fluidas e uma silhueta que evocava dinamismo e modernidade.

O carro apresentava uma frente baixa e um teto inclinado, conferindo-lhe uma aparência esportiva que se destacava nas ruas.

Disponível em várias cores vibrantes, o Fuego rapidamente se tornou um ícone de estilo e sofisticação.

O Renault Fuego era equipado com motores que variavam de 1.4 a 2.0 litros, oferecendo uma potência que ia de 70 a 110 cv, dependendo da versão.

Essa diversidade de motores permitia que os motoristas escolhessem a opção que melhor atendia às suas necessidades, seja para uso diário ou para uma condução mais esportiva.

O carro também era conhecido por sua suspensão bem ajustada, que proporcionava uma experiência de condução confortável e ágil.

Além de seu apelo estético e desempenho sólido, o Renault Fuego também foi um sucesso comercial, especialmente na América Latina, onde conquistou uma base fiel de fãs.

Sua presença em competições de rally e eventos automobilísticos ajudou a solidificar sua reputação como um carro esportivo acessível e divertido.

Hoje, o Renault Fuego é um verdadeiro tesouro para colecionadores e amantes de carros clássicos.

Modelos bem preservados são raros e frequentemente vistos em encontros de carros antigos, onde os entusiastas se reúnem para celebrar a beleza e a história desse clássico.

O Fuego não é apenas um carro; é uma lembrança nostálgica de uma era de inovação e estilo que continua a encantar novas gerações.

Renault Estafette

A Renault Estafette é um dos veículos utilitários mais icônicos da montadora francesa, lançada em 1959.

Este furgão compacto foi projetado para atender às necessidades de transporte de pequenas empresas e profissionais autônomos, combinando praticidade, robustez e um design que se destacava nas ruas.

A Estafette rapidamente se tornou um símbolo de versatilidade e confiabilidade no segmento de veículos comerciais.

Com um design característico, a Renault Estafette apresentava uma carroceria de linhas retas e um formato quadrado que maximizava o espaço interno.

Disponível em diversas configurações, como furgão, van e até mesmo como modelo de passageiros, a Estafette se adaptava a diferentes necessidades, tornando-se uma escolha popular para entregas, transporte de mercadorias e até mesmo para famílias que buscavam um veículo espaçoso.

O motor da Estafette, que variava entre 1.0 e 1.6 litros, oferecia uma potência adequada para o uso urbano e rodoviário, permitindo que o veículo cumprisse suas funções com eficiência.

Sua suspensão robusta e a tração dianteira garantiam uma condução estável, mesmo em condições de carga pesada, o que era um grande atrativo para os proprietários que dependiam do veículo para o trabalho.

Além de sua popularidade no mercado, a Renault Estafette também se destacou em diversas competições e eventos automobilísticos, sendo utilizada em rallys e provas de resistência.

Sua durabilidade e confiabilidade a tornaram uma escolha preferida entre os motoristas que buscavam um veículo que pudesse suportar o uso intenso.

Hoje, a Renault Estafette é um verdadeiro clássico e um objeto de desejo para colecionadores e amantes de veículos antigos.

Modelos bem conservados são raros e frequentemente vistos em encontros de carros clássicos, onde são celebrados por sua história e design único.

A Estafette não é apenas um veículo utilitário; é uma parte importante da história automotiva que continua a ser admirada e apreciada por novas gerações.

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Picture of Aldo Fraga

Aldo Fraga

Gamer apaixonado que encontrou sua paixão por carros clássicos através do jogo Gran Turismo. Como redator do Blog da Sênior Motors, Aldo combina sua experiência no mundo dos games com um amor profundo por automóveis antigos. Seus artigos são ricos em histórias, curiosidades e evoluções dos carros que marcaram época, sempre trazendo novas informações e compartilhando suas descobertas com entusiasmo.
Picture of Aldo Fraga

Aldo Fraga

Gamer apaixonado que encontrou sua paixão por carros clássicos através do jogo Gran Turismo. Como redator do Blog da Sênior Motors, Aldo combina sua experiência no mundo dos games com um amor profundo por automóveis antigos. Seus artigos são ricos em histórias, curiosidades e evoluções dos carros que marcaram época, sempre trazendo novas informações e compartilhando suas descobertas com entusiasmo.